No terreirão montado no trevo de acesso à Vila Costa Pinto, teve de tudo um pouco. O local serviu de vitrine para a cultura popular maranhense durante a festança, além de encher os olhos com pratos típicos e diversas guloseimas da época.
Gente é o que não faltou. A festa durou seis noites, entre 24 a 29 de junho e reuniu milhares de pessoas todas as noites. Foram quase 30 atrações.
As danças regionais como Carimbó, Cacuriá e Dança da Cana, representa as raízes dos colonizadores. As quadrilha caipiras mantiveram a tradição de séculos Brasil à fora, valorizando os costumes do sertão.
Os grupos de bumba -meu boi ao som das toadas, seja ela de orquestra ou matraca, bateram os tambores ancestrais e relembraram as raízes africanas.
“Aldeias Altas tem uma variedade de manifestações folclóricas que precisavam de apoio para se manter vivas, e nós concentramos esforços para que o São João fosse o melhor dos últimos anos, e, assim foi feito, pudemos proporcionar aos próprios aldeias-altenses que conhecessem os grupos organizados no município que abrilhantaram o espetáculo junino na nossa cidade. Todos estão de parabéns e eu fico muito feliz com o resultado final”, disse o prefeito Dr. Tinoco.
Para tranquilidade do público, segurança redobrada no local. E não foi só isso não, a Secretaria de Saúde manteve durante os dias de festança junina, um stand ofertando serviços de saúde preventiva, bem como a distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, além de um link direto como o Hospital Municipal, para qualquer atendimento de emergência.
Para a primeira-dama Socorro Tinoco, este foi o ano em que ela mais gostou. “As apresentações musicais levaram para a nossa gente shows de muita qualidade. Achei também que a criatividade e desenvoltura nas apresentações culturais foram bem melhor do que nas outras edições. Era perceptível também a felicidade de todos os presentes no arraiá que preparamos com muito carinho”, disse.
Para não perder a animação, no palco montado com toda estrutura de som, várias bandas se apresentaram e o ritmo do forró não deixou ninguém parado.
A cada noite uma atração diferente e a multidão embalavam no requebrado e no compasso de uma musicalidade frenética.
Para a organização, os festejos juninos de Aldeias Altas este ano, foi tão bom, que ficou com gostinho de quero mais.
De acordo com o vice-prefeito Gênio, “o saldo dos festejos foi positivo e atendeu às expectativas das comunidades que neste ano puderam incrementar suas programações juninas mais uma vez com o apoio da prefeitura”, concluiu.
“Fico muito feliz em ver o São João sendo vivido como deve ser. Quero parabenizar o prefeito Dr. Tinoco pela coragem e força ao fazer esse resgate da nossa cultura. Nós da organização estamos muitos satisfeitos com o resultado desta festa que foi tranquilo, grande público e excelentes atrações”, frisou Armando Secretário de Cultura.
ASCOM: Aldeias Altas - MA
Blogger Comment
Facebook Comment