“Nós, porém, anunciamos Cristo crucificado” (1Cor 1, 23). “Anunciar a cruz de Cristo não é anunciar a morte, a falta de esperança, a morte ou a tristeza. Para nós que somos cristãos, a cruz deve ser sinal de vitória, de esperança, de vida e de alegria.”
Por Mano Santos
A Diocese de Caxias (MA) se prepara para acolher, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no próximo mês de abril. Para isso a equipe central de organização reuniu-se na manhã desta quinta-feira (12), com integrantes da imprensa local, no centro de Treinamento João Paulo II, com o objetivo de divulgar parte programação e pedir maior envolvimento dos meios de comunicação do município no evento.
Na Diocese de Caxias, o evento "Bote Fé", assim denominado, envolve todos os movimentos e pastorais ligadas à igreja católica. Na reunião desta quinta-feira, por exemplo, participam representantes dos Focolares, Neocatecumenal, Juventude, Familiar e Paroquianos. Caxias vai receber os símbolos da JMJ nos dias 1º e 2 de abril deste ano.
Os símbolos da JMJ estão em peregrinação, desde setembro de 2011, por todas as Dioceses e Arquidioceses do Brasil, motivando a Juventude para a participação efetiva no Encontro Mundial que acontecerá de 23 a 28 de junho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI.
Em 1984, o Papa João Paulo II entregou aos jovens do mundo inteiro uma Cruz peregrina e um Ícone de Nossa Senhora que se tornaram os símbolos da JMJ (Jornada Mundial da Juventude). A partir de 1994 estes símbolos passaram a percorrer em peregrinação os países que receberiam a JMJ um ano antes do evento.
Kátia Braga, uma das dirigentes leigas, integrantes da comissão organizadora da Diocese de Caxias, revelou a emoção de organizar o primeiro Bote Fé da Região Leste Maranhense. “É um momento de muita emoção, que aflorou com o papa João Paulo II. É realmente emocionante receber os presentes dele, a Cruz que representa a salvação através de Jesus Crucificado e o ícone de Nossa Senhora, que é a mãe consagrada. Há meses estamos nos preparando para fazer deste evento um marco na historia recente da igreja católica de nossa região”,ressaltou.
O bispo de Caxias Dom Vilson Basso deve conceder uma coletiva no próximo dia 22 de janeiro, onde dará mais detalhes sobre a vinda à Caxias da Cruz Peregrina e ícone de Nossa Senhora, bem como divulgar a programação completa do evento.
“O Bote Fé é um movimento de evangelização voltado não apenas para os jovens, mas para todos os católicos. É também, um momento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude no ano que vem. É proposta de evangelização, para que a comunidade viva feliz em comunhão com Cristo”; enfatizou Natan Carneiro, integrante do Movimento Neocatecumenal.
0 comments:
Postar um comentário