Cerca de 15 mil pessoas marcaram presença no encerramento da
Campanha Outubro Rosa em Caxias (MA). Na noite de quinta-feira (31), a Praça
Pantheon recebeu famílias inteiras para acompanharem os shows musicais que teve
como principal atração a funkeira Lexa.
O show foi apenas uma das atividades que se estenderam todo
o mês de outubro, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de
mama, discutir e promover a conscientização sobre a importância da detecção
precoce da doença.
O prefeito de Caxias Fábio Gentil (PRB), esteve prestigiando
o evento. A secretária municipal de política públicas para mulheres, Aureamélia
Soares, ao lado do marido, o deputado estadual pelo PC do B, Adelmo Soares,
marcara presença. Outros secretários municipais, colaboradores e apoiadores da
causa, foram prestigiar o encerramento da campanha.
A funkeira Lexa esteve no palco por mais de uma hora e meia
e contagiou o público com os hits de sucesso do momento. O evento proporcionou
entre outras coisas, uma renda extra para barraqueiros que atuam na comercialização
de alimentos e bebidas.
Entre o público presente no show, pessoas de outras cidades
até de outros estados, o que reflete diretamente no turismo local; gente que já
se programou para estar em Caxias no próximo grande evento, o Natal Iluminado.
Campanha
Números mostram que a Campanha Outubro Rosa deste ano em Caxias,
foi um sucesso em todos os sentidos; ocorrendo mais de 3.800 atendimentos em
diversos serviços como: citologia, oftalmologia, clínico geral, pediatria,
serviços de beleza, aferição de pressão arterial., testes rápidos, glicemia,
espaço kids e mamografia; tudo gratuitamente.
Nas unidades básicas de saúde, sede e zona rural,
diariamente eram oferecidas orientações em saúde e realizadas rodas de
conversa, palestras, atividades laborais e sempre com a participação musical de
um artista caxiense.
Para envolver um maior número de pessoas na campanha,
durante todo o mês foram realizadas competições esportivas em diferentes
modalidades e, numa pareceria com o Governo do Estado, foi possível oferecer vários
atendimentos em saúde de forma itinerante na Carreta Mulher.
A campanha teve também como meta, arrecadar fundos para
ajudar na manutenção da ONG ANLUC – Amigos na Luta Contra o Câncer e o dinheiro
da venda de camisetas alusivas à campanha, foi destinado a esta organização não
governamental, que atua em favor das pessoas acometidas pela doença.
Por Mano Santos
Blogger Comment
Facebook Comment