Sistema SAF capacita técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Programa Mais IDH



Para garantir a boa prestação dos serviços e oferecer melhores condições de vida para os agricultores familiares do Estado do Maranhão, o Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (AGERP, ITERMA, SAF), está realizando, nos dias 27 a 30 deste mês, oficina de Capacitação dos Técnicos do Programa Mais IDH – Eixo Produção, Trabalho e Renda para os noventa técnicos que realizam trabalhos de assistência técnica e extensão rural para cerca de nove mil famílias nos 30 municípios contemplados pelo Programa.

A oficina tem o objetivo de desenvolver com os extensonistas metodologias e conteúdos que venham contribuir com a agricultura familiar, por meio de um programa de formação continuada.

Na abertura, o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares expressou gratidão pelo trabalho dos profissionais de campo. "O que tenho a dizer é muito obrigado a vocês. Vocês que estão em campo estão desenvolvendo junto com os agricultores e agricultoras a agricultura familiar do Maranhão", declarou.


 O secretário apresentou os avanços da agricultura familiar através de uma assistência técnica de qualidade, onde foi implantado 7.659 SISTECs (Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais), 266 sisteminhas (tecnologia da EMBRAPA), fomento de quase 20 milhões de reais disponibilizados aos agricultores familiares, 216 kits de irrigação e 1.224 cisternas segunda água, que permitem produção mesmo no período da estiagem.

Além disso, houve investimos na comercialização da produção dos agricultores familiares com a entrega de 250 kits feiras, implantação da feira da agricultura familiar em 25 municípios,  cerca de 500  famílias comercializando por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, com investimentos de mais de 1,5 milhões de reais.

“Todas essas ações movimentam a economia local e promovem dignidade e qualidade de vida aos agricultores familiares do nosso Maranhão”, concluiu o secretário.
Durante a tarde, os técnicos participaram de uma reunião com o governador Flávio Dino, para apresentar os resultados da agricultura familiar na melhoria da qualidade de vida do trabalhador rural do Estado. A comercialização por meio das feiras da agricultura familiar e das compras institucionais, como o PAA, foram destaques na reunião.

“É um programa vitorioso, que nós vamos manter e lutar para que o Governo Federal permaneça com essas políticas públicas como o PAA, que são muito importantes para que, com isso, a gente possa melhorar a vida econômica e a dignidade dessas famílias”, declarou.

O Plano Mais IDH é uma iniciativa do Governo do Maranhão que visa a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano de 30 municípios maranhenses. Com ações integradas de diferentes secretarias, o plano tem levado oportunidades de desenvolvimento econômico e social à população.


Além de Adelmo, estiveram presentes na abertura da capacitação: o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; o secretários adjunto de Organização Produtiva e Comercialização da SAF, Chico Sales; a secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades da SAF, Luciene Dias Figueiredo; o presidente da AGERP, Júlio César Mendonça; a superintendente de Organização Produtiva, Loroana Santana; a diretora de ATER da AGERP, Vera Costa; e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis UEMA, Paulo Catunda. Também esteve presente, Dr. Santana, prefeito de Sambaíba.


Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment