Prefeitura entrega escolas reformadas nos povoados Rosário e São Manoel


Os povoados São Manoel Rosário e São Manoel, no 1º Distrito de Caxias, receberam escolas reformadas. A inauguração aconteceu na última sexta-feira (13), e contou com a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, secretários municipais, coordenadores, assessores e vereadores.

Primeiramente foi entregue a U.E.M Jacinto Leôncio da Silva, totalmente reformada após mais de 10 anos sem receber melhorias. A solicitação foi feita ao prefeito pelo vereador Ramos.
 
A unidade de ensino ganhou piso novo, novos banheiros, telhado e pintura. A mesma atende 21 alunos do 1º ao 5º ano, do São Manoel e comunidades circunvizinhas. "A escola está bem melhor. Antes tinha goteira, banheiros não funcionavam, as crianças iam pro mato e a gente não conseguia trabalhar direito. A escola ficou perfeita", ressaltou a professora Maria Gorete, responsável pela escola.

No momento da inauguração, o prefeito Fábio Gentil pediu que os próprios alunos fizessem o descerramento da placa de inauguração. "Hoje quem vai inaugurar são os alunos. Eles vão dizer a partir de hoje: eu inaugurei a minha escola", disse o gestor municipal.

As moradoras Marinês de Oliveira e Maria dos Santos agradeceram a reforma, abraçaram Fábio Gentil e confidenciaram que há aproximadamente 20 anos um prefeito não visitava o povoado.

O prefeito Fábio Gentil também entregou completamente reformada a escola multiseriada U.E.M São José, do povoado Rosário, uma solicitação dos vereadores Sargento Moisés e Magno Magalhães.


No local estudam 47 alunos do 1º ao 5º ano. Durante a solenidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) distribuiu presentes a todos os alunos. A professora responsável pela unidade de ensino, Ana Lúcia, e o garoto José de Ribamar de 11 anos fizeram uso da palavra para agradecer as melhorias.

Já são mais de 40 escolas reformadas em todo o Município em 10 meses de governo. Os secretários Murilo Novais, de Infraestrutura, e Ana Célia Damasceno, de Educação, confirmaram que novas 45 escolas devem ser reformadas em toda a zona rural nos próximos meses por determinação do prefeito Fábio Gentil.

"Estávamos perdendo alunos por causa da não reforma da escola. Estou aqui há 16 anos e esta é a primeira reforma da escola. Esse é um ganho muito grande para a gente, para os funcionários e para toda a comunidade do povoado Rosário", afirmou Ana Lúcia, professora responsável.

"Percebemos a necessidade do prefeito estar mais próximo da comunidade. Uma escola como essa no povoado, a escola São José, no povoado Rosário, que nem banheiro tinha, a prefeitura constrói e entrega para a comunidade para que essas crianças possam ter dignidade, possam ser respeitadas. Vir pra cá, entregar essas escolas, essas reformas, é muito gratificante. Nós acreditamos que é somente através da educação que podemos crescer na vida", declarou o prefeito de Caxias.
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment