Ximenes solicita marcação de consultas online para o Brejinho

O vereador Ximenes (PR) apresentou, na sessão de quarta-feira (20),requerimento voltado ao povoado Brejinho.  em que pede marcação de consultas e exames online na Unidade Básica de Saúde do povoado. “Existem grandes problemas com soluções simples”, afirmou o parlamentar.

Sobre o pedido da marcação de consultas e exames online, de acordo Ximenes “é para evitar que as pessoas que são atendidas naquela unidade de saúde tenham que se deslocar de suas casas para vir à cidade. O povoado dispõe de uma infraestrutura boa de saúde, de uma internet que funciona bem, então não tem por que criar essa dificuldade para pessoas humildes sempre que for necessário. E quiçá se as unidades de saúde dos outros povoados tivessem a mesma estrutura, para que pudessem ter também um maior conforto”.

O presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB), reiterou a solicitação de Ximenes em relação ao sistema de marcação online. “A Atenção Básica de Saúde, ou seja, a Saúde da Família, é um programa do Governo Federal muito importante, mas por este país a fora, as prefeituras ficam impossibilitadas de executar 100%. Eu sempre cobrei isso, pois tenho uma história parecida com essa no Nazaré do Bruno. Temos problemas de todas as ordens. Médico, não estou generalizando, mas não quer mais trabalhar. Eles saem daqui ou de Teresina, onde o transporte fica esperando no Brejinho, já chega 10h no posto de saúde da zona rural e às 14h já quer ir embora. E os postos de saúde também não tem o mínimo necessário para funcionar. E um médico desses, temos que fazer justiça, tem que ser quase um adivinhão, pois não tem aparelho de radiologia e nem laboratório para fazer exame, hemograma ou coisa parecida. Se nós acompanhássemos esse programa ao pé da letra, lá se fazia tudo isso e aqui não teríamos filas nos postos de saúde, nas marcações de consultas e nos hospitais. Problema simples que poderia resolver. Infelizmente o Governo Federal cria programas maravilhosos e não dá condições para os municípios. Vossa excelência está correta, porque ser governo não é só bater palmas e dizer amém, é poder cobrar e também colaborar”.

ASCOM Câmara com edição do Capital do Leste
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment