Aldeias Altas sedia lançamento estadual do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), lançou na segunda-feira (22), no município de Aldeias Altas, a segunda edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, cujo objetivo é estimular e fortalecer a reflexão crítica acerca das desigualdades de gênero. A solenidade de lançamento aconteceu na Câmara Municipal de Aldeias Altas e contou com a presença de autoridades, alunos e professores do Centro de Ensino Teófilo Dias.

Na oportunidade, representando o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, a coordenadora do projeto “Luminar: Caravana da Ciência” Anna Paula Araújo ressaltou que o objetivo principal do prêmio é gerar reflexões pela luta da igualdade de gênero e o papel do feminismo na sociedade. “O prêmio é uma forma de instigar a temática no âmbito estadual, levando para o meio acadêmico e para todas as escolas do Maranhão, buscando analisar e pesquisar o verdadeiro papel da mulher na atualidade” destacou.

Serão premiadas redações, monografias e dissertações que abordem sobre o processo de construção da igualdade de gênero, a vivência, as estratégias que possam contribuir para a construção dessa igualdade, fazendo o enfrentamento de todas as formas de discriminações que geram desigualdades.

A secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, falou da importância da iniciativa do prêmio para fomentar a discussão da igualdade de gênero. “Através do prêmio, teremos a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos no espaço escolar por meio das redações e dissertações que possam ser inscritas pelos professores e alunos. Também possuiremos a real noção do que está sendo sistematizado em torno da discussão das relações sociais entre homens e mulheres e como esse debate tem refletido na realidade concreta, que ainda é desigual”, enfatizou.

De acordo com Italine Ramos, da Secretaria Municipal da Mulher, é um momento ímpar para o município recepcionar a comitiva do estado para o lançamento de um prêmio tão importante para a sociedade, principalmente para as mulheres. “Este prêmio leva reflexões dos avanços e conquistas já alcançadas e o que ainda falta alcançar. O município está de parabéns, é uma honra ter sido escolhido para o lançamento de um prêmio de suma importância. Estamos à disposição para todas as ações que venham a somar e melhorar a qualidade de vida das mulheres”, neste município.

O vice-prefeito Itamar Soares, que participou do ato de lançamento do edital representando o prefeito José Reis, destacou que Aldeias Altas alcançou uma grande conquista ao sediar o lançamento do edital. “Vamos incentivar e estimular os alunos e professores a participarem do prêmio”, finalizou. Além do evento de lançamento do edital, houve durante toda a manhã vários atos de apresentação e divulgação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero por uma comitiva formada pela Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria Municipal da Mulher e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O grupo esteve em vários pontos da cidade, dentre eles, no Centro de Ensino Teófilo Dias, na Unidade de Ensino Antonieta Castelo e no Centro Especializado de Assistência Social (Creas).

Inscrições

As inscrições para o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero podem ser realizadas por estudantes de pós-graduação e ensino médio. As categorias contempladas são cinco: mestra (e), estudante de doutorado, graduada (o), estudante de graduação, jovem pesquisadora no ensino médio e liderança feminina. Para o estudante Aldenir Nascimento (18), do Centro de Ensino Teófilo Dias, o prêmio irá contribuir para desmistificar velhos padrões ainda utilizados principalmente pelos meninos na escola.

“A partir do momento que os professores começarem a trabalhar este tema em sala de aula, o mesmo ajudará na construção de uma realidade mais igualitária para ambos os sexos ”, disse o estudante.Os trabalhos inscritos devem contemplar interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos, e sensibilizar a sociedade para tais questões. A premiação será entregue durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT/MA).

Gov.MA
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment