Vereadora faz destaque na Câmara ao trabalho do bispo Dom Vilson Basso

Dom Vilson durante sessão em que recebeu
o título de cidadão honorário caxienses
A transferência do bispo Dom Vilson Basso da Diocese de Caxias para Imperatriz, fato este anunciado na manhã desta quarta-feira pelo Papa Francisco, foi lembrada na Câmara Municipal durante a sessão de ontem (19), pela vereadora Aureamélia Soares (PCdoB).

A parlamentar lamentou a saída do pontífice ao mesmo tempo que agradeceu o grande trabalho missionário desenvolvido por ele na igreja local.

De acordo com a vereadora, entre os fiéis é unânime o carisma e a dedicação de Dom Vilson, como também o entendimento de que faz parte da missão de um bispo abraçar novos desafios e um novo "rebanho", usando da comparação do papel do bispo com o de um pastor. 

“E é justamente pelo comprometimento de Dom Vilson com a missão de proclamar a palavra de Deus que eu faço esse destaque e que se registre nos anais desta Casa. Ele veio fazer missão nem Caxias e é natural que vá para outra diocese, assuma novos cargos. Mas vai deixar saudade”, frisou a vereadora.

Na oportunidade, Aureamélia Soares também fez menção pela realização na Quarta-feira Santa da Procissão do Fogaréu. “Quero aqui parabenizar o ex-vereador e também ex-secretário de cultura Léo Barata, com toda sua equipe de pessoas obstinadas a manter viva essa tradição católica e por mais um ano ter realizado a procissão que se tornou a segunda mais importante do gênero no Brasil”, frisou.

A vereadora mais uma vez voltou a agradecer as inúmeras manifestações de apoio sobre a decisão o juiz eleitoral Daniel Blume que a manteve no cargo, após entender que não procede as acusações de abuso de poder econômico durante a campanha contra a edil.

“Quero agradecer as inúmeras mensagens de apoio e solidariedade para minha pessoa em especial e também para o Adelmo, pois recebemos várias ligações. Agradecer em nome do meu partido ao vice-presidente Antônio Barros que aqui se faz presente, meus pares pela acolhida nessa Casa e dizer que fizemos uma campanha limpa e honesta, não comprei votos e muito menos participei de nenhum ato ilícito durante a campanha eleitoral”, disse Aureamélia ainda na sessão da última segunda-feira (17) e finalizou parafraseando o poeta Gonçalves Dias "Viver é lutar A vida é combate, que aos fracos abate Que os fortes, os bravos Só pode exaltar".

Em tempo

Dom Vilson é natural de Tuparandi-RS, aos 11 anos iniciou os estudos no Seminário São Miguel dos Padres do Coração de Jesus, em Criciumal-RS. Formou-se em Estudos Sociais e Filosofia em São Paulo e em Teologia no Rio de Janeiro.

Antes de ser designado para a diocese caxiense, esteve como missionário na cidade de Santa Inês(MA), depois foi para São Luís, Alto Alegre do Pindaré, Bogotá (Colômbia), Filipinas e Estados Unidos até chegar em Caxias como o 4º bispo diocesano desde 2010.

Responsável pela construção da Fazenda da Esperança e um dos grandes entusiastas do Alto de São Francisco, santuário localizado em São João do Sóter.

Em maio do ano passado, o Dom Vilson Basso recebeu na Câmara Municipal de Caxias, o título de cidadão caxiense. A honraria foi concedida por iniciativa do vereador Catulé.

Mano Santos
MTE: 0001419
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment