Vereador quer punição severa aos proprietários de animais soltos em vias públicas

Fotos de arquivo
O vereador Darlan Almeida (PHS), cobrou durante sessão da Câmara de Caxias nesta quarta-feira (19), a responsabilização dos proprietários de animais que ficam soltos em via pública, pondo em risco a vida de condutores de veículos, sujando as ruas e deixando uma imagem feia da cidade.

O parlamentar lembrou que esse problema já vem se arrastando há anos em Caxias e disse que, assim que se iniciarem debates na Casa Legislativa sobre o tema, irá apresentar requerimento pedindo mais rigor na punição aos donos de animais.

O vereador Sargento Moisés, ao corroborar com o assunto, informou que já existe uma Lei Municipal que prevê punição aos donos de animais por este comportamento e enfatizou que o veículo de recolhimento está apto para esta ação, restando apenas adequação no curral.

Pela lei em vigor, animais apreendidos nas rodovias federais ou vias públicas são levados para currais cedidos pela prefeitura. Os animais são marcados e o proprietário tem que pagar uma multa para retirá-lo. Se houver reincidência, a multa e majorada e na persistência do delito, o animal não é devolvido e pode ser levado a leilão.

“Isso é muito pouco para punir a irresponsabilidade dos proprietários de animais que provocam acidentes graves e até mortes. É preciso que se mude a legislação para punir com mais rigor os donos de animais que permitem que eles fiquem soltos nas estradas, ruas e praças”, enfatizou Darlan Almeida.

Mano Santos
MTE: 0001419
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment