Secretaria de Cultura planeja um Carnaval de resgate das tradições em Caxias

Caxias terá carnaval de resgate das tradições momescasl! Esta foi a principal mensagem transmitida pelo Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte Juventude e Turismo (CPHEJUT), Arthur Quirino, durante reunião com a equipe envolvida na organização do evento.

Durante o encontro, que aconteceu na sala da CPHEJUT, o secretário enfatizou as diversas linhas de atuação para a realização do carnaval 2017 e lembrou que o prefeito Fábio Gentil vem empenhando todos os esforços para resgatar a festa na cidade.

“O prefeito cobrou resultados e estamos trabalhando muito. Não queremos só o carnaval, queremos o turismo a todo vapor na nossa cidade. Estamos trabalhando dia e noite, abertos ao diálogo, para fazer o grande carnaval de Caxias”, disse Arthur Quirino

De acordo com o Secretário, a festividade ocorrerá entre os dias 24 a 28 de fevereiro, mas, dias antes, haverá a escolha do Rainha da Folia e do Rei Momo. O Carnaval em Caxias vai ser descentralizado, sendo que o Centro Histórico e bairros serão contemplados com a festa móvel.

“A nossa intenção é que a festa atinja um maior número de foliões de forma cômoda e segura, por isso, incrementaremos com a Jardineira onde os músicos percorrerão ruas e avenidas levando a alegria do carnaval saudável, do pierrot, da colombina e outros mais”, frisou.

Além da folia móvel, haverá também uma atenção especial para os blocos e escolas de samba, que deverão desfilar no entorno da Praça Pantheon e cujo cadastro, já está sendo feito na sede da CPHEJUT.

“Vamos incentivar a confecção de alegorias e fantasias por parte dos responsáveis pelos blocos e escolas de samba, que trará um colorido especial à festa. Pensando nisso, ofereceremos uma oficina de ‘Fantasias Fantásticas’ e as informações podem ser obtidas aqui na CPHEJUT”, enfatizou o secretário.

Quanto as atrações, o secretário garantiu que já tem várias bandas previamente acertadas, restando apenas fechar valores para em seguida, divulgar a programação completa.

“Queremos desbahianizar o carnaval caxiense”, disse o secretário reconhecendo que também é preciso atender todos os públicos, e por isso, o Corredor da Folia será montado na Avenida Senador Alexandre Costa, com palco fixo e um trio que acomodará as principais atrações, puxando o cordão de foliões.

Os bailes dos idosos, das crianças e a folia na zona rural também está garantida. Outra manutenção do cronograma será o bloco organizado pela Secretaria da Mulher, que deverá abrir as festividades carnavalescas dia 24 de fevereiro.

Mano Santos
MTE: 0001419
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment