Campanha incentiva doação de leite materno em Caxias

Com o intuito de fortalecer o Banco de Leite Humano a direção da Maternidade Carmosina Coutinho, em Caxias, deu início esta semana a uma campanha para incentivar novos doadores. Com isso, a unidade hospitalar pretende ampliar a coleta em seu lactário e evitar que o estoque, que já está reduzido, fique à zero.

O que for coletado servirá como fonte de nutrição dos recém-nascidos, principalmente os prematuros, até que eles se tornem aptos a sugar o seio da mãe.


Queda no Estoque

O período que compreende os meses de dezembro e março é sempre de queda nos estoques dos bancos de leite humano em diversas partes do país. O fenômeno se dá em função das viagens, festas de fim de ano, férias e o período de carnaval, quando a arrecadação cai drasticamente devido à falta de doadoras.

Como funciona

Os profissionais do lactário inicialmente fazem uma triagem das puérperas, Após essa etapa, as mães são orientadas sobre a importância da amamentação, doação de leite e como é feita a coleta manual.

Em seguida o leite cru ordenhado é armazenado. Já o leite ordenhado para doação é encaminhado ao banco de leite humano para posterior pasteurização.

Doação

As mães que tiverem interesse em doar devem entrar em contato pelos telefone: (99) 3521-1297 (Atendimento 24 horas). A doadora não precisa ir até a Maternidade. Uma equipe de profissionais da saúde faz a coleta em domicílio.


Mano Santos
MTE: 0001419
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment