A tensão do teatro brechtiano é destaque na etapa final do Projeto Sesc Palco Giratório


“Novos temas precisam de novas formas”, já dizia o dramaturgo alemão Bertholt Brecht. E é com essa perspectiva inovadora que a última etapa do Palco Giratório 2016 em São Luís recebeu na sexta-feira, 28, o que se pode chamar de nova roupagem de uma de suas obras mais instigantes: Material Fatzer. 

“Diga que você está de acordo! MAQUINAFATZER” do grupo cearense Teatro Máquina, transformou os fragmentos de meados da década de 30 em um retrato visceral dos conflitos motivados pelas circunstancias de uma guerra que não acontecia só nos campos de batalha, mas também era travada dentro do confinamento.

Durante 50 minutos, o Teatro João do Vale foi palco de uma narrativa que utiliza-se de uma língua inventada, dando ao espectador a chance de uma interpretação particular e um cenário com iluminação mínima, porém eficaz ao retratar a ideia de clausura, além da exaustiva repetição de uma rotina sem perspectivas, a não ser, é claro, continuar a viver.

Em meio aos conflitos da Primeira Guerra Mundial, quatro soldados desertores se escondem na casa de um deles, onde sua mulher se vê obrigada a recebê-los, sofrendo os mais diversos abusos. Os cinco personagens aguardam uma revolução e é durante esse tempo, nesse lugar sombrio que se revela a real natureza do ser humano, deixando cair por terra tudo aquilo que pensamos ter construído como humanidade, seja por meio dos dilemas, pela tensão sexual, violência ou pecados retratados de forma crua, como a fruta que sangra ao ser devorada por um dos soldados. 

O Sesc Palco Giratório, projeto de circulação teatral que tem como objetivo difundir as artes cênicas brasileiras e democratizar o acesso à cultura, encerrou sua agenda de espetáculos e oficinas em São Luís no ultimo sábado, 29. A circulação acontece agora na cidade Caxias, com início na segunda-feira, 31 de outubro, segue ate o dia 3 de novembro.
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment