Aldeias Altas: vereadores denunciarão em audiência trama que liberou ex-prefeito ficha suja para concorrer

A Câmara Municipal de Aldeias Altas, município da região dos Cocais vizinho a Caxias, convocou para esta sexta-feira (29/07) audiência pública para denunciar a trama que permitiu a liberação do ex-prefeito José Reis Neto (PP) para concorrer à próxima eleição mesmo com as contas do exercício de 2008 desaprovadas e com trânsito em julgado.

Zé Reis, como é mais conhecido, exerceu o mandato de prefeito de Aldeias Altas entre 2005 e 2012. Em julgamento realizado em 27 de fevereiro de 2013, com o ex-prefeito já fora do cargo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) desaprovou as contas da sua gestão referentes ao exercício de 2008 por ter constatado um débito de R$ 9 mil. A corte ainda o multou em R$ 44.416,00. O processo transitou em julgado, ou seja, esgotaram-se todas as possibilidades de recurso, o que colocou Zé Reis na condição de ficha suja, ou seja, ele ficou inelegível.

Reviravolta
Mesmo com a decisão sacramentada de forma definitiva, o ex-prefeito conseguiu revertê-la no TCE, que em 22 de junho deste ano apreciou recurso de reconsideração interposto por sua defesa. De forma surpreendente, dessa vez, a corte de contas decidiu, por unanimidade, em favor de Zé Reis. Foram sete votos a zero pela absolvição.

Desde então , o resultado tem sido contestado por grande parcela do povo e da classe política de Aldeias Altas. Uma comitiva formada por 10 vereadores foi ao TCE protestar contra a decisão e pedir ao presidente da corte, Jorge Pavão, para remeter as contas desaprovadas para apreciação da Câmara. Para tanto, protocolou ofício na corte no último dia 20 (veja documento abaixo).



Ao mesmo tempo, os vereadores pretendem denunciar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Superior Tribunal de Justiça (SJT) o que chamam de manobra orquestrada no TCE para favorecer o prefeito, que desde que foi absolvido alardeia em Aldeias Altas sua suposta influência na corte de contas do Maranhão.

A audiência pública está marcada para a manhã desta sexta-feira, no plenário da Câmara, onde a esmagadora maioria dos vereadores se opõe à trama que restabeleceu os direitos políticos do ex-prefeito ficha suja.
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment