Mutirão de Limpeza contra a Dengue mobiliza população de Aldeias Altas


Como o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Aldeias Altas realizou o “1º Mutirão de Limpeza Daqui Pra Melhor” de combate à Dengue.

A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Vigilância em Saúde. A mobilização no último dia 16 de maio, contou com a participação de dezenas de voluntários de outras repartições do município.

Os trabalhos consistiram na limpeza e remoção de materiais que possam servir de criadouros dos mosquitos. Para isso, os moradores foram convocados a colocar entulhos e materiais sem utilidade em frente às casas para recolhimento.

A população foi orientada também sobre os cuidados com os jarros de plantas e o descarte correto de garrafas pets, pneus velhos, metais, móveis velhos, plásticos, dentre outros utensílios que possam acumular água e servir como criadouro das larvas do Aedes.

O mutirão percorreu a cidade para recolher o entulho de casas e terrenos. Em outra frente de atuação, simultaneamente foram distribuídos folhetos com orientações sobre o contágio, tratamento e prevenção da doença.

O Aedes aegypti e o Aedes albopictus são mosquitos transmissores da dengue, febres Chikungunya, Amarela e Zika Vírus.

“Todos nós já sabemos como combater a dengue, mas precisamos realmente fazer alguma coisa. Todas as medidas possíveis para acabar com a doença em nossa cidade estão sendo tomadas, mas precisamos da colaboração, principalmente deixando os agentes entrarem nas casas para localizar possíveis focos e com isso dar início em ações de combate ao Aedes”, ressalta o Secretário de Saúde Waldeck Pinho.

Para o coordenador de endemias, Cleber Menezes, nesta luta contra a dengue “O papel de todos - poder público e população - é de extrema importância no enfrentamento dessas enfermidades”.


ASCOM: Aldeias Altas - MA
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário