Fábio Gentil prestigia Dia da Consciência Negra na comunidade Soledade

No calendário, 20 de outubro é dedicado ao Dia da Consciência Negra. Mas, na comunidade quilombola da Soledade, em Caxias, as comemorações ocorreram no último domingo (23). A presidenta da associação de moradores do local, preparou uma tarde cheia de atividades para comemorar a data.

As atividades ocorreram na escola da comunidade e foram iniciadas com uma oração. Logo em seguida, a realização de um bingo, cujos valores arrecadados serão usados na construção da sede quilombola. Também houve a escolha de um articulador para a ACONERUQ - A Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão.
Na parte cultural, o Grupo de Capoeira Guerreiros do Quilombo fez sua apresentação. O Secretário de Cultura do Município, Leonardo Barata chegou no finalzinho do evento, mas, ainda deu tempo cumprimentar às pessoas presentes e prestigiar a apresentação do Grupo de Baião do bairro Campo de Belém.

Outra autoridade presente ao evento foi o vereador Fábio Gentil, que acompanhado do irmão Talmir Rosa prestigiaram desde o início das atividades. O parlamentar lembrou da luta em prol do quilombolas e as conquistas do moradores da Soledade, que tem em sua pessoa um dos principais representantes.

Este dia serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. Agora precisamos retribuir tudo, e a melhor forma é celebrar com as comunidades quilombolas e valorizar nossos irmãos, fruto dessa miscigenação brasileira”, frisou o vereador.

"Esta luta em defesa da cultura e contra o preconceito nós travamos todos os dias, mas é importante aproveitamos esta data para levantar ainda mais alto essa bandeira. Zumbi morreu por liderar e organizar a resistência negra contra a escravidão em um dos maiores quilombos que já existiu no Brasil, o Quilombo dos Palmares. Nós precisamos homenageá-lo e manter viva essa memória para que nenhuma agressão seja mais praticada na nossa cidade e no nosso país", disse Claudiane, presidenta da Associação de Moradores da Soledade.

 As comemorações ao Dia da Consciência Negra na Soledade teve ainda as presenças do radialista Valdir Rios, representante da Secretaria da Mulher, Nando Santos e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Caxias, José Ramos.



Vereador Fábio Gentil fala para os quilombolas
Radialista Valdir Rios e o contra-mestre Zumbi

Secretário Léo Barata e a presidenta Claudiane


Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário